52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia

Orientações gerais para gravação de vídeos para apresentação de painéis

Os painéis serão apresentados no formato de vídeo, confeccionado pelo(s) autor(es), e ficarão disponíveis em uma página da plataforma do evento, junto com o resumo e um espaço para que os participantes façam comentários. As apresentações ficarão agrupadas por áreas, em ordem alfabética em relação ao primeiro autor. Os autores cujos resumos forem aprovados deverão preparar uma apresentação do seu trabalho em vídeo, com duração máxima de 5 minutos, na qual descrevam os aspectos principais de sua pesquisa. Não é necessária a impressão do painel físico; o apresentador poderá utilizar qualquer recurso digital (e.g., power point ou canvas) para tornar sua apresentação mais visual e atraente para o público. O vídeo produzido deve ser postado em uma plataforma de livre acesso (e.g., youtube ou facebook) e a plataforma do evento disponibilizará o link para acesso ao trabalho.

Seguem orientações gerais para gravação de vídeos para apresentação de painéis:

1) Tempo de duração

O vídeo deve ter no máximo 5 minutos de duração.

2) Conteúdo do vídeo

Os autores (grupo todo ou apresentador único, fica a critério) poderão fazer suas explanações usando o apoio de uma apresentação. 

3) Passo a passo de gravação pelo Zoom

Para facilitar o momento da gravação, recomendamos utilizar a plataforma Zoom Meetings, versão gratuita. Basta acessar o site https://zoom.us/pt-pt/meetings.html e fazer o cadastro na versão básica.

Depois de cadastrado, sugerimos baixar o arquivo em seu desktop ou notebook e seguir o passo a passo abaixo dentro do programa instalado (não use a versão web).

- Clique em New Meeting

 11

- Clique em Join with computer áudio

11.1

- Na barra inferior da tela clique em Share Screen e na sequência coloque sua apresentação em tela cheia

12- Com a apresentação na tela, seu microfone ativo e vídeo também, você visualizará o PPT em tela cheia, sua imagem menor. Estando pronto para iniciar, clique More e depois em Record. Já estará gravando sua tela e apresentação.

 13

- Ao finalizar, clique em Stop Record. Atenção, a barra superior de controle apenas aparece quando passa o mouse na parte superior da tela.

14 

- Feito isso, poderá clicar em Stop Share e depois em End para encerrar a reunião.

15- Ao clicar em End, o Zoom salvará a gravação em seu computador e você visualizará a tela abaixo. Quando ele finalizar, uma pasta no seu computador mostrará onde está salvo o seu vídeo.

16 

 - Neste momento o seu vídeo estará pronto para que possa fazer upload em sua conta do YouTube. Caso não tenha conta no YouTube, você pode criar gratuitamente pelo Gmail. Faça upload no seu canal, coloque o vídeo como não listado (isto fará com que ele não possa ser buscado, apenas acessa quem possui o link) e nas configurações permita que o vídeo seja indexado (embed). Feito isso, basta enviar o link do seu vídeo. Este link será disponibilizado na plataforma para que os participantes possam assistir sua apresentação.

Em caso de dúvidas no YouTube, o próprio site possui tutoriais autoexplicativos sobre.

 

Além do link de seu vídeo, é preciso enviar um arquivo em PDF do seu banner, de acordo com a Área da Psicologia em que está inserido, até o dia 18 de outubro, através do formulário específico.

____________________________________________

Sugestões para elaboração do painel (arquivo do banner em PDF):

Dimensões sugeridas: Largura: 90cm. Altura: 100cm.  
Não é necessária impressão, apenas o arquivo salvo em PDF (máximo 10 MB).

O painel deve conter:  

a)    Título idêntico ao do resumo submetido e aprovado;

b)    Nome e instituição (departamento/laboratório) do(s) autor(es);

c)    Introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão; conclusões e referências bibliográficas;

d)    Informar a instituição de fomento, se houver;

e)    Identificar nível do trabalho:  “Iniciação Científica / Graduação”, “Mestrado”, “Doutorado” ou “Outros”, se for o caso.

Sugere-se:

– Ter clareza; texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis;

– Organizar as informações de modo a que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;

– Utilizar fontes e contrastes de maneira que o texto fique legível. Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior.

Em caso de dúvidas, clique aqui e assista ao video elaborado pela Rede SBP.

*Caso tenha dificuldade, será aceito um arquivo em PDF do próprio resumo aprovado em substituição ao arquivo do banner solicitado acima. Este PDF será disponibilizado para visualização na Área dos Painéis durante a Reunião Anual.

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: